Translate

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Atividades para os primeiros dias de aula

Ir para a escola parece algo muito natural para as crianças e suas famílias, principalmente no mundo ocidental. A chegada do momento de ir para este ambiente ocorre muito cedo - corriqueiramente em torno dos 4 a 6 meses de idade - quando a mãe precisa voltar a trabalhar.
E a escola nos acompanha por muito tempo na vida, ou ao menos assim se espera.
No ambiente escolar está depositado muitas expectativas: de um futuro melhor,  aprender a conviver, organização, rotina.
Arrisco-me a dizer que é uma das poucas instituições do Estado Moderno que ainda prevalessem com força e que, independente das questões culturais, acreditamos que a ida à escola é positiva para a criança.
Imagem retida do site:blog.professoralex.com

O que muitas vezes esquecemos é que ela não nasce discente, ou seja, precisa aprender as regras deste lugar - e diga-se de passagem - são muitas. Se perguntarmos para crianças bem pequenas que nunca tiveram a oportunidade de ir para a escola, elas terão no seu imaginário como é ir para esse lugar. Sabem que lá é espaço para estudar, aprender coisas novas, fazer novas amizades. 
Neste sentido as séries iniciais e a educação infantil são muito importantes: representam o primeiro contato. E  a primeira impressão é a que fica! Disso não temos dúvidas.
Por isso é importante que os primeiros dias de aula sejam de acolhimento. Conforme eles vão crescendo, a intensidade das atividades pode diminuir, mas é importante que elas ocorram ao menos na primeira semana.
Como este blog visa as series iniciais, vou postar algumas atividades que já fiz e que deram certo para esta faixa etária:

1 - QUEM É?
Uma atividade que as crianças adoram é a seguinte: faça um círculo no chão da sala ou outro ambiente disponível e escolha um aluno para sair. Enquanto isso, escolha outro aluno que ficou. O que saiu da sala retorna e a partir das dicas dadas pelos colegas, descobre quem foi o escolhido. Eles podem dar dicas do time que torce, cor do cabelo, características. É sempre uma forma interessante de sondar as amizades e as dificuldades de relacionamento da turma.

2 - AUTORRETRATO
Uma atividade que eles também adoram é trazer alguns espelhos para a sala de aula e deixar passar pela turma, pedindo que olhem-se bem. Depois, cada um ganha uma folha A4 e deve desenhar e colorir seu rosto. Esta atividade inclusive pode ser começada num dia e terminada no outro. A professora pode colar as imagens desenhadas pelas crianças em papel colorido e expor na sala de aula. Fica muito bonito. Também é interessante que a autoimagem 'mexe' muito com a gente e  o professor pode perceber nesta atividade algumas características de como o aluno se vê.

Fonte: CARPANEDA, Isabella; BRAGANÇA, Angiolina. Porta aberta. 2º ano.
 Editora FTD, 2011. pag. 17.

3- CONFECÇÃO DE CRACHÁ CARINHOSO
É importante para o professor - principalmente nos primeiros dias - pedir aos alunos que façam um crachá para deixar na mesa. Como ainda não conhecemos as crianças, facilita para que não troquemos os nomes. Um jeito de fazer isso de forma mais 'divertida' é que cada um escreva seu nome no crachá e depois peça para alguns amigos (quem eles quiserem) deixarem recados carinhosos. Os maiores adoram! Também é uma forma interessante de vercomo anda o relacionamento da turma.
No próximo post coloco mais dicas!

Um comentário: